domingo, 8 de janeiro de 2012

CEPRIC, aquário gigante


Aquário do Pantanal, nome popular para o CEPRIC, ficará localizado dentro do Parque das Nações Indígenas, será o maior aquário nacional e primeiro de porte internacional do Brasil (com padrão chamado de “Word Class Aquarium”), com aproximadamente 19 mil metros quadrados, conterá com 24 grandes tanques,18 internos e 06 instalados na área externa, neles estarão presente 7.000.000 litros de água e 263 espécies da fauna aquática.

O projeto do Aquário Pantanal é do arquiteto Ruy Ohtake e vem sendo elaborada por Ruy e o oceanógrafo Hugo Gallo, juntamente com secretários de Estado de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

As obras de construção do aquário chegaram aos 15% e a conclusão será no segundo semestre de 2013 (duração aproximada de 18 meses), serão investidos cerca de R$ 85 milhões vindos do programa estadual MS Forte. Para receber o aquário, o Parque das Nações Indígenas receberá também um investimento de R$ 1,2 milhão para a iluminação pública, a obra deve durar seis meses.

O aquário possui propósitos contemplativos, turísticos, educacionais e científicos. A finalidade do projeto é incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e diálogos com universidades nacionais e internacionais, educação ambiental e ainda funcionar como um espaço de turismo e lazer para a população campo-grandense.

O aquário apresentará espécies de peixes, anfíbios e répteis da fauna sul-mato-grossense, parte das espécies vegetais locais, além de espécies da Amazônia, Bacia do Paraná e do litoral brasileiro, tornando-se referência mundial como aquário de água-doce.



Nenhum comentário:

Postar um comentário