terça-feira, 1 de maio de 2012

Como Projetar um Salão de Beleza



Recepção: deve ser bonita, pois é a primeira impressão captada pelo cliente. Para a recepcionista deve ser confortável, possibilitar uma boa visão do movimento do salão, além de abrigar todas as funções básicas como o caixa, computador, guarda volumes de clientes, estoque de produtos, toalhas e outros utensílios funcionais. Hoje a recepção é utilizada também como recurso para entreter o cliente e incentivá-lo a consumir e desfrutar dos seus produtos.

Expositor de produtos: cada vez mais presente, está aliado às vendas de produtos e deve ser acessível ao cliente, chamativo, com boa altura e em posição estratégica. O expositor aliado a uma área de café com Internet e atendimento diferenciado pode ser interessante.

Espera: deve oferecer conforto, com poltronas individuais, e, opcionalmente, com serviços para agradar o freguês, como rede de wireless e serviço de copa gratuito com café, chá e bolos. Anúncios de promoções, fotos do salão e exposição de alguns trabalhos realizados também são boas ideias. 

Cabeleireiros: área fundamental, com conforto para o cliente em poltronas com um bom sistema hidráulico, bom espaço entre as bancadas de cabelos, espelhos portáteis em cada bancada, secadores e espaço para pelo menos três profissionais trabalharem simultaneamente, sem invadir o espaço do outro. 

Manicures: é importante manter a organização caso o salão possua uma grande quantidade de manicures trabalhando, pois os carrinhos auxiliares espalhados, além de ser antifuncional acabam tornando o ambiente desorganizado. É vital haver uma boa estação de esterilização acessível sem atrapalhar outros ambientes do espaço.

Lavatórios: deve ser isolada para oferecer privacidade para a cliente. Lavatórios voltados para a entrada do salão causam desconforto para as mulheres principalmente se elas tiverem de saias ou vestidos curtos. A iluminação deve ser relaxante, misturando cores quentes com frias e iluminação indireta e de cores diferenciadas. Armários técnicos devem ser funcionais e bem distribuídos.
Maquiagem: a iluminação deve ser correta para valorizar a percepção da cliente e facilitar o trabalho do profissional. O espaço adequado deve contar com que poltronas possuam uma angulação acentuada e proporcionem muito conforto e bem estar.

Depilação: na área de depilação, o fundamental é uma maca resistente, um lugar privativo e uma pia próxima para higienização, se possível com uma ducha. Recomenda-se ainda uma boa climatização, iluminação e ventilação adequadas.